O dia em que homem pisou na Lua

20 julho 2016



Hoje é um dia histórico embora muitos não acreditem, mas no dia 20 de julho de 1969 o homem realizou o seu grande marco na historia da humanidade, ele chegou até a Lua, ou melhor o homem pisou na Lua.
Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e a primeira a realizar uma alunagem, no dia 20 de julho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil ArmstrongEdwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu a meta proposta pelo Presidente John F. Kennedy em 25 de maio de 1961, quando, perante o Congresso dos Estados Unidos, afirmou que:
                                   "Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta a Terra em segurança." (Fonte: Wikipédia)
O lançamento do Apollo 11 aconteceu em 16 de Julho de 1969, depois de quatro dias a bordo na neve espacial a tripulação fez a sua pousagem na Lua no dia 20 de julho, Neil Armstrong foi o primeiro a pisar da Lua, ao pisar ele falou suas primeiras palavras as quais entraram para a história:
"Foi um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco passo para a humanidade." (Fonte: Site de Curiosidades)

O Programa Apollo foi criado pelo governo dos Estados Unidos e viabilizado pela Agência Aeroespacial Americana, a Nasa, para realizar pesquisas científicas na Lua. No total, foram 11 missões. As quatro primeiras ocorreram entre outubro de 1968 e maio de 1969, e fizeram apenas testes com módulos de espaçonaves e orbitaram em torno do satélite. Foi só na quinta missão, a Apollo 11, que os astronautas efetivamente pousaram e caminharam sobre a Lua. Durante três anos, o país enviou outros astronautas ao local por mais seis vezes. Com exceção de uma missão, a Apollo 13, que por problemas no funcionamento da nave teve que retornar à Terra antes mesmo de chegar à Lua, todas foram bem sucedidas. Assim, além dos pioneiros Armstrong e Aldrin, outros dez homens tiveram a chance de pisar no solo lunar. A última missão do programa, a Apollo 17, foi realizada em dezembro de 1972. Depois disso, nunca mais se voltou à Lua. "O custo era muito elevado para uma missão desse tipo e envolvia riscos muito grandes", avalia o pesquisador Oswaldo Duarte Miranda, da Divisão de Astrofisica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Além disso, houve uma mudança de meta científica da Nasa, que passou a se envolver no desenvolvimento de sondas, telescópios espaciais e veículos não tripulados para a exploração do sistema solar como um todo". 
Atualmente, as pretensões da agência são ainda maiores: dentro dos próximos 30 anos, a Nasa pretende enviar uma missão tripulada ao planeta Marte. Como parte do projeto, planeja até 2020 um retorno à Lua. "O objetivo é ter ali uma base para reabastecimento de combustível de naves e também poder fazer mais avaliações sobre como os astronautas reagem à exposição muito prolongada à radiação solar", explica Oswaldo. "Uma missão à Lua nunca passou de dez dias, enquanto uma viagem de ida e volta a Marte levaria dois anos. Por isso, ainda existe a dúvida se desenvolveriam patologias nessas condições", complementa. (Fonte: Nova Escola)

Eu Loi, acredito que temos muito o que crescer nas tecnologias as quais envolvam o espaço, mas a cada dia que passa é algo novo, estudos novos para descobrir vidas em outros planetas e vamos esperar para ver como irá ser o envio de população para Marte não é mesmo?  Para quem não sabe, uma vez teve até inscrições para quem se disponibilizaria para ir à Marte e teve milhoes e milhoes de pessoas inscritas, agora é só esperar e quando eu tiver mais novidades e curiosidades sobre Nasa e o espaço postarei aqui minha admiração e opinião.

Beijos Loi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante ! Compartilhe suas ideias comigo :)

Tecnologia do Blogger.
© Loi Venturin - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: RM DESIGN | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo