Intercâmbio não é díficil, basta você querer sair da sua zona de conforto

09 março 2017

     (Foto: No "Legion of Honor Museum" em San Francisco na Califórnia, Estados Unidos)


Eu resolvi escrever este texto para vocês, como um desabafo, pois acredito que como eu, muitas pessoas que fazem um intercâmbio tem a mesma chuva de perguntas e reclamações das pessoas que vem ao seu redor lhe perguntar sobre sua vida no exterior com uma vontade imensa de fazer o que você fez, então leiam com atenção, por favor, pois além do desabafo tem algumas dicas e informações importantes.

Como vocês já sabem eu morei dois anos nos Estados Unidos como Au Pair, foi uma experiência a qual me trouxe muito aprendizado e crescimento tanto para a vida profissional quanto pessoal (a parte mais importante na minha opinião), conheci muita gente legal, melhorei o meu inglês e hoje posso dizer que sou fluente e falo bem e que posso ajudar muitas pessoas com o inglês e sim aprender uma nova lingua é muito importante.

Como eu falei acima eu recebo muitas perguntas de como foi a minha chegada nos Estados Unidos e se eu conhecia alguém, mas não eu não conhecia ninguém, conheci várias meninas que embarcaram comigo lá no aeroporto e depois algumas outras no treinamento que eu tive assim quando eu cheguei em Nova York, e depois fui para a casa da família a qual eu tinha conversado duas vezes via Skype e eu mal sabia dos costumes e atitudes deles e eu mal entendia o que eles me falavam, por mais que eu tivesse estudado inglês por três anos aqui no Brasil, a diferença e o baque que eu tive com a língua lá foi bem estranho no inicio, mas nada que três mêses não resolveu, todos os dias convivendo com a lingua e treinando muito na fala, na escrita e leitura, é eu consegui. (Leia sobre o meu ponto de vista a respeito do meu intercâmbio, clicando aqui).

Outra coisa que as pessoas me perguntam é sobre se é facil e como é iniciar um intercâmbio, hoje eu digo que existem várias maneiras de você realizar um intercâmbio, basta pesquisar, a internet está ai para isso, você pode ir pela faculdade, varias Universidades tem programas de intercâmbio, converse com o responsável de intercâmbio na sua Universidade caso você esteja cursando um curso superior. Você pode ir particular, comprar a passagem, ver a estadia e embarcar e ir, ou pode contratar uma agência de turismo para isso, muitas agências disponibilizam vários pacotes e vários intercâmbios para você, basta você pesquisar. Se você que está no Ensino Médio, existem programas para cursar o Ensino Médio por lá. (Em uma próxima eu farei um post expecífico, sobre tipos de intercâmbios que você pode estar realizando).

Ahh, mas eu não tenho dinheiro para isso, pessoas amadas, eu também não tinha, mas tudo é uma questão de planejamento, comece a economizar e coloque algumas coisas como prioridade na sua vida, você realmente precisa ir a balada todo final de semana ? Quando você quer alguma coisa você consegue. Uma dica é faça uma lista do que você precisa para fazer o intercâmbio e o que você quer, coloque os quanto você irá gastar com cada coisa, então vai fazendo as coisas por parte e pagando aos poucos, quando chegar no dia, você verá que conseguiu pagar tudo e ainda realizar o seu intercâmbio. Ah e uma coisa muito importante PARE DE RECLAMAR E COMECE A AGIR.

Sobre o inglês,  é muito importante que você saiba o básico de inglês e se você não tem condições de pagar um professor/curso, a internet está cheio de aulas gratis de inglês, video aulas as quais você pode aprender sozinho, basta você querer.  Eu falando assim parece fácil né ? NADA É IMPOSSIVEL.       

Toda pessoa que vem falar comigo e eu começo a falar tudo isso que escrevi, eu percebo sempre as mesmas reclamações, então que tal você parar de reclamar e correr atras dos seus sonhos e objetivos de vida? O problema é o medo que impede as pessoas de sair da zona de conforto, por que sair disso é tão dificil? Por que é fácil estar aonde você está, e não é a falta de tempo, a falta de tempo é uma desculpa esfarrapada de pessoas que estão conformadas com a vida que levam e não querem sair da zona de conforto. A vida está ai para ser vivia, e mudar faz parte dela, afinal para cada coisa nova que você realizar na sua vida, haverá mudanças e algumas mudanças podem assustar, mas acredite, são necessárias se você quer coisas novas na sua vida, é necessário sair da zona de conforto e correr atras do que é melhor na sua vida, eu não sei vocês, mas eu particularmente não me dou bem com rotinas e tenho muito medo de cair no comodismo, então eu tento sempre fazer alguma coisa diferente, mas isso é um papo para outro post. 

Ok, outra reclamações, por que olha este povinho que gosta de achar desculpas para tudo, ouço muito “você é solteira, livre desempedida, não tem filhos, não precisa se preocupar muito então é mais fácil”, olha eu lhe digo uma coisa, todas as coisas e todas as pessoas que estão na sua vida, elas não são responsaveis pela sua felicidade e pela sua vontade de viver, se você levantar a bunda dessa cadeira e correr atrás de seus objetivos tudo pode mudar e acrescentrar na sua vida. Estamos falando aqui sobre viajar, mas isso serve para qualquer coisa na vida. E se você que tem filhos, leva os filhos juntos, tudo na vida tem uma solução, não se preocupe e se estresse pouco, a vida é curta e você não pode deixar as pequenas coisas escaparem da sua vida. Conheço pessoas que são casadas, tem filhos, mas nunca desistem de si mesmas, estão sempre fazendo coisas novas e o mais importante fazendo em conjunto com o marido os filhos, afinal quando você está em um relacionamento as coisas não podem trabalhar separadas, devem trabalhar juntas, um relacionamento é para dois e não apenas um (papo também para outro post).

Inveje menos a vida dos outros e comece a criar a sua história, a sua felicidade, pois você é o único responsável pela sua vida e não será ninguém que vai dizer o que você deve ou não fazer. 

Intercâmbio não é díficil, é preciso coragem para arriscar, é preciso ter a coragem de mudar.

Nossa quanta coisa eu escrevi aqui hoje, mas eu espero que este texto tenho acordado você um pouco para a vida. Um beijo e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante ! Compartilhe suas ideias comigo :)

Tecnologia do Blogger.
© Loi Venturin - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: RM DESIGN | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo