HALLOWEEN (Dia das Bruxas) - Entenda o que é esta data

31 outubro 2017



Chegou, uma das minhas datas favoritas o H-A-L-L-O-W-E-E-N, mas afinal o que é? E por que é comorado? Em razão desta data e da saudade imensa que sinto dos Estados Unidos, pois passar essa data por lá é muito divertido, vou contar para vocês um pouco sobre esta comemoração:

Conhecido como Dia das Bruxas - é uma celebração popular de culto aos mortos. A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

O significado

Hallowed é uma palavra do antigo inglês, que significava santo. Adicionada à palavra “éen”, que significava noite, acabou por originar All Hallows Eve, ou Noite de Todos os Santos, daí então originou "Halloween"

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada. Apesar de muito badalado nos EUA, a origem do Halloween remonta ao século V a.C., época em que os celtas faziam o festival Samhaim para comemorar as boas colheitas, além de início de novo ano para esse povo. Há  referências aos mortos, porque os celtas temiam que eles pudessem voltar à vida, caso encontrassem um novo corpo para incorporar seu espírito.
Em razão disso, na noite do dia 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam todas as fogueiras, como também todo fogo das casas, para que essas ficassem muito frias e não fossem nada agradáveis aos espíritos dos mortos.
Também se fantasiavam com trajes fantasmagóricos nos desfiles barulhentos que promoviam nas vizinhanças, com o objetivo único de amedrontar e afastar os espíritos para bem longe de suas vilas e casas.
E quais são os símbolos do Halloween?

Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa. Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular.

Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween. Conhecido como “trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em português), esta atividade infantil é muito comum nas comemorações do Halloween nos países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos.
E no Brasil ?

No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países. 

E aí, você tem alguma experiência no Halloween ? Compartilhe comigo. Beijos e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante ! Compartilhe suas ideias comigo :)

Tecnologia do Blogger.
© Loi Venturin - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: RM DESIGN | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo